Utilizada há mais de três mil anos pelos hindus para limpar os ouvidos e canais respiratórios e pelas elites religiosas das grandes civilizações, como sacerdotes maias e monges tibetanos para obter centralização, alinhamento e harmonização de pensamentos, sentimentos, emoções e todos os demais aspectos que, quando em equilíbrio favorecem a conexão com a divindade, a comunicação com as esferas superiores.

Aplicação e Princípio de Funcionamento

Coloca-se a parte mais fina do cone na entrada do ouvido, em seguida, acende-se a outra extremidade. Assim que o fogo consome todo o oxigênio contido no interior do cone, inicia-se um suave processo de aspiração (pressão negativa por causa do vácuo). Esta aspiração juntamente com a fumaça e o calor, mobiliza todo muco acumulado nas passagens internas do ouvido, nariz e garganta. Esta mobilização de muco desobstrui as passagens internas, ajudando assim o organismo a se autorregular.Além de melhorar a audição por desobstruir o canal do ouvido, ele promove o equilíbrio emocional, sensorial, apura os sentidos e contribui para o desenvolvimento espiritual, uma vez que clareia a mente, aguça os sentidos e aumenta a sensibilidade e a intuição. Suas propriedades agem de forma a realizar uma limpeza profunda, retirando e transmutando as energias negativas, combatendo e prevenindo várias doenças. Ao terminar o processo de limpeza, podem ser visto no cone os objetos cristalizados que foram eliminados.A terapia com os cones, além de tratar a visão, olfato, paladar, audição, promove processos energéticos que harmonizam os elementos do Ar e Água do sistema auditivo, tranquiliza o Shen (Mente) e ativa os meridianos.Na Medicina Tradicional Chinesa, a saúde do ouvido está intimamente ligada às condições energéticas dos rins, e pertencem ao elemento água.

A terapia dos Cones Chineses é especialmente indicada para:

  • Rinites, Sinusites e Otites podem causar perda de audição devido ao bloqueio de secreções;
  • Zumbido Nos Ouvidos causado por presença de fluidos;
  • Faringite e Amigdalite, pois causam e acumulam muco (catarro);
  • Circulação Linfática Lenta, pois estimula a circulação periférica;
  • Excesso de Cerúmen que é eliminado pelo calor e o efeito de sucção deste procedimento;
  • Higiene Dos Ouvidos: tratamento higiênico efetivo sem riscos de dano porque o dedo e a unha podem ferir o ouvido externo;
  • Irritação dos Ouvidos e dos sinus nasais: efeito calmante e desinfetante;
  • Labirintite e Náuseas estabilizando a pressão de fluidos responsável pelo equilíbrio;
  • Otalgias Devido a Otites, pois favorecem a drenagem das secreções;
  • Sinusite Crônica: alivia os sinus nasais que se conectam com o Trompa de Eustáquio.