Certamente já ouviu falar que os óleos essenciais possuem muitas funções e que são benéficos para a saúde. Hoje nós vamos falar de óleos essenciais para tratamento dos cabelos. (Se ainda não conhece os óleos essenciais, sugiro a leitura deste artigo sobre Aromaterapia)

O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano).

Há em média 150.000 fios capilares em uma pessoa adulta e crescem em média 1 cm por mês. Diferenciam-se dos pelos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores.

Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.

Afim de manter a saúde de nossos cabelos, os óleos essenciais são grandes aliados.  O tratamento capilar a base de óleos essenciais é bem simples e pode ser feito pela própria pessoa, em casa.  


Quais os melhores óleos essenciais para os cabelos?


Óleo Essencial de Alecrim

O óleo essencial de alecrim é um estimulante dos folículos pilosos favorecendo o crescimento saudável dos cabelos. É rico em  antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres – que são responsáveis ​​pelo envelhecimento, bem como a perda de cabelos. Ajuda no fortalecimento mantendo os fios saudáveis. O óleo de alecrim também é eficaz no tratamento da caspa, oleosidade, coceira e irritação do couro cabeludo. Saiba mais sobre o óleo essencial de alecrim.


Óleo Essencial de Hortelã

O óleo essencial de hortelã é uma potência de nutrientes, minerais e alguns ácidos graxos; é excelente para o tratamento dos cabelos. Ele ajuda estimular o fluxo de sangue melhorando o desempenho do crescimento.  Tem propriedades antissépticas e antimicrobianas que ajudam a a manter o couro cabeludo limpo, melhorando a caspa. Também é muito eficiente para queda de cabelo. Saiba mais sobre o óleo essencial de hortelã.


Óleo Essencial de Ylang Ylang

O óleo essencial de ylang ylang nutre os folículos melhorando o crescimento saudável dos cabelos. Ele equilibra o couro cabeludo oleoso, ajudando a normalizar a produção de sebo. As propriedades antissépticas e tônicas naturais, ajudam a manter  o couro cabeludo saudável.


Óleo Essencial de Lavanda

O óleo essencial de lavanda é muito versátil e tem uma tradição bem estabelecida como um remédio popular.  Ajuda a equilibrar os óleos naturais do couro cabeludo, possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antimicrobianas que ajudam no tratamento da caspa seca. Ele acalma e nutre o couro cabeludo, proporcionando alívio de condições inflamatórias do couro cabeludo. Saiba mais sobre o óleo essencial de Lavanda.


Óleo Essencial de Cedro


Outros Óleos Úteis para os Cabelos

Diversos outros óleos essenciais são utilizados na aromaterapia para estimular o crescimento dos fios, combater a queda, caspa, oleosidade excessiva e fortalecer os cabelos:

  • O óleo essencial de melaleuca tem diversas propriedades que trata condições inflamatórias do couro cabeludo.
  • O óleo essencial de manjerona combate a quebra dos fios.
  • O óleo essencial de sálvia purifica, combate a caspa e deixa os fios mais fortes.
  • O de tomilho é antisséptico, estimula o fluxo o fluxo sanguíneo e revigora couro cabeludo para ajudar com a perda de cabelo.
  • O de limão purifica e melhora a oleosidade.
  • O Óleo essencial Lemongrass reduziu a caspa significativamente após sete dias e aumentou o efeito ainda mais após 14 dias de aplicação.

Como usar óleos essenciais nos cabelos?

Os óleos essenciais são altamente concentrados: eles são muito fortes e não podem ser usados sozinhos no tratamento dos cabelos.  Os óleos essenciais podem ser usados com óleos vegetais (óleos carreadores), máscara capilar, shampoo e em máscaras com argila. Também podem ser diluídos em água, chás a base de plantas, extratos glicólicos, hidrolatos e água floral.

Massagem Capilar com Óleo Vegetal

Existem vários óleos vegetais que podem ser usados para tratar o couro cabeludo: veja os melhores aqui. Para fazer a massagem capilar, escolha seu óleo essencial preferido e coloque 3 gotas em uma colher de sopa (10ml) de óleo vegetal. Passe a mistura no couro cabeludo, massageie e deixe agir por 1 hora. Em seguida, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

Óleo Essencial no Shampoo

Os óleos essenciais também podem ser usados no shampoo para enriquecer e fornecer propriedades nutritivas. Escolha um shampoo neutro (você encontra em farmácias de manipulação). Para cada 100ml de shampoo acrescente 20 gotas de óleo essencial; podem ser tipos diferentes de óleo essencial. Misture bem e armazene em embalagem escura e, se possível de vidro, para melhor conservação das propriedades medicinais dos óleos essenciais.

Óleo Essencial na Máscara

Lave os cabelos com shampoo. Retire o excesso de água com uma toalha. Escolha uma  máscara capilar própria para ser usada no couro cabeludo. Separe a quantidade de máscara que vai ser usada (para o couro cabeludo e cabelos), acrescente 5 gotas do seu óleo essencial preferido.  Misture e passe no couro cabeludo e nos fios; deixe agir conforme a indicação do fabricante da máscara e em seguida enxágue bem os cabelos.

Óleo Essencial na Máscara de Argila

Pode-se adicionar duas colheres de sopa de argila, aproveitando todos os seus benefícios, junto à máscara capilar para intensificar o tratamento
Prepare uma pasta misturando água e argila: adicione 3 gotas de óleo essencial, misture bem e passe no couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos e em seguida lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

Argila Amarela: ajuda na circulação sanguínea, acelerando o crescimento dos fios, regula a oleosidade do couro cabeludo e desobstrui os folículos capilares. Limpa profundamente os cabelos absorvendo toxinas e removendo células mortas.

Argila Branca: é o tipo mais suave e pode ser usada em cabelos normais ou danificados.

Argila Roxa: pode ser usada na máscara para amenizar o amarelado dos fios loiros.

Argila Verde: indicada para cabelos muito oleosos, redução da caspa e da seborreia.

Argila Vermelha: quem sofre com cabelos muito secos, pode utilizar essa argila para hidratá-los.

Onde comprar os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são encontrados em casas de produtos naturais e em lojas online, na Benature.pt encontra óleos essências com certificação biológica.

Que tal experimentar?

  A sua saúde em boas mãos.

https://www.benature.pt/product-category/oleos-vegetais/