Vamos falar de óleos essenciais? Quem já é adepto à pratica da aromaterapia sempre diz que o óleo preferido é o de lavanda (esse é também o óleo essencial mais utilizado). Isso porque ele tem perfume delicioso e é extremamente versátil. Ele é o melhor óleo anti-stress, pois a lavanda acalma e tranquiliza.

Para quem ainda não conhece, óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos variados, conforme sua origem. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Para saber mais informações sobre esse mundo maravilhoso dos óleos essenciais,

O óleo essencial de lavanda equilibra o corpo, fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Alivia tensão nervosa, estresse e insônia. Pode ser usado puro na pele como cicatrizante e regenerador de tecidos em caso de queimaduras, cortes e acne.

O óleo essencial de lavanda é um dos únicos que podem ser usados diretamente na pele, assim como o óleo de melaleuca (tea tree).

Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda

Antisséptico, analgésico, citofilático, antiespasmódico, tônico, cicatrizante, anti-inflamatório,  antiparasítico, relaxante muscular, adstringente, condicionador cutâneo e antidepressivo, desodorante, sudorífero, hipotensor, sedativo. Esse óleo é realmente incrível.

Em que situações o óleo de lavanda pode ser útil?

  1. Peles oleosas, secas, inflamadas e acne
  2. Dor de cabeça
  3. Insônia e agitação
  4. Picadas de insetos e dermatites
  5. Queimaduras e assaduras da pele
  6. TPM e cólicas menstruais
  7. Cabelos opacos e fragilizados
  8. Ansiedade e depressão
  9. Aumento do bem-estar em geral
Óleo Essencial de Lavanda

Dicas de Uso do Óleo de Lavanda

Para aliviar tensão nervosa: 10 gotas no difusor, ou aplique umas gotas direto sobre as têmporas.

Para insônia: 4 gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro. Ou coloque umas gotas no pulso e esfregue. Respire profundamente.