O plexo solar é o terceiro chakra, e localiza-se na região logo acima do umbigo. E está relacionado com as emoções.

Esse chakra é a porta que reúne informações, sentimentos e percepções, e depois os espalha, movimentando todo o corpo. Diz muito sobre a personalidade do indivíduo.

e forma geral, há certas características que nos dão pistas sobre desequilíbrios nesse chakra. Sempre é necessário olhar a pessoa integralmente ao fazer esse tipo de análise. Porém podemos prestar atenção em alguns pontos-chave:

  • Uma pessoa autoritária, ou que é voltada para as emoções e prazeres imediatos possivelmente possui alta energização desse chakra. O óleo essencial de lemongrass faz o contraponto necessário, acolhe, constrói a segurança para que o indivíduo não tenha a necessidade de ficar sempre demonstrando suas qualidades.
  • Quando o chakra plexo solar está enfraquecido, revela carência psicológica, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional, rancor e a possibilidade de doenças crônicas. O famoso estômago alto, muitas vezes revela a personalidade de quem se doa demais, ou é muito permissivo com as pessoas de sua confiança, outra característica de falta de energia desse chakra. Para energizar o plexo solar, o óleo essencial indicado é o de bergamota. Ele incentiva a comunicação clara, e a conseguirmos falar as coisas que nos afligem. Nos dá controle emocional e trabalha o sentimento de rejeição.
  • Já quando precisamos de um reequilíbrio nesse chakra, o auxílio vem do óleo essencial de cardamomo. Ele ajuda a digerir situações emocionais e físicas, promove a energia vital e traz inspiração para o novo.

Como usar a aromaterapia para o chakra plexo solar

Para utilizar os óleos essenciais no tratamento de chakras, há algumas formas diferentes de proceder.

Ao fazer isso em outra pessoa, as formas mais comuns são a imposição de mãos, o Reiki, ou as massagens no sentido horário sobre o ponto. No caso do terceiro chakra, faça a massagem na região central entre o umbigo e o início das costelas. Para essas duas formas de tratamento, utilize 10mL do óleo vegetal de sua preferência e 2 gotas do óleo essencial indicado para a ação necessária.

Uma outra forma de harmonizar o chakra é através da meditação. Coloque quatro gotas do óleo essencial indicado no difusor de ambiente e prepare o espaço para a sua prática, com uma música de fundo e iluminação indireta. Você pode seguir as afirmações de meditação sugeridas na imagem ou simplesmente visualizar o chakra sendo reestabelecido e emanando sua cor característica.